Desenhista, pintor, fabricante de papel artesanal e gravador, Eduardo Eloy (Fortaleza, 1955) tem realizado, desde cedo, projetos relacionados com a formação e difusão das áreas de criação em que atua, o que lhe confere um caráter singular, uma vez que canaliza seus conhecimentos no sentido de ampliar e por vezes até fundar distintas condições artísticas no meio cultural em que vive.

Dentre os exemplos que confirmam nossas palavras cumpre mencionar sua atuação permanente como professor de gravura desde 1981, o mesmo se verificando no tocante ao ensino de técnicas de fabricação de papel artesanal. Como gravador, pode hoje ser considerado, ao lado de um Gilvan Samico, entre os mais importantes do Nordeste do Brasil, graças a uma técnica bastante depurada e um universo estético que o distingue em relação a seus pares.

Artista de grande recurso e talento, pude constatar, quando em visita a Fortaleza, por ocasião de minha participação na Comissão de Avaliação do MEC, que Eduardo Eloy foi freqüentemente alvo de elogios por parte dos alunos que integram a disciplina de Gravura em Metal, por ele ministrada na Universidade Gama Filho – CEUDESP. O desempenho de tal atividade discente naturalmente engrandece o potencial artístico de um Estado como o Ceará.

Importa ainda recordar que este artista está inserido em alguns importantes acervos culturais do país, dentre eles o do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), doação realizada a partir de uma solicitação expressa daquela instituição, por iniciativa minha, quando de sua individual no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/RJ), em 1992.

Tais observações consolidam uma veia legítima e destacada dentro do panorama das artes em nosso país, orientada tanto para a confirmação e o desdobramento de uma estética quanto para um generoso empenho de transmissão de conhecimentos, contribuindo largamente, e sob todos os aspectos possíveis, para um dimensionamento engrandecedor de nossa cultura.

ANA MAE BARBOSA
Professora da Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo.
Ex-Diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.
Presidente da Sociedade Internacional de Educação por Arte (InSea).
Professora visitante da Universidade de Ohio, E.U.A.

.